quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Save the date: Festivais de cinema com inscrições abertas

- Festival de Cinema da Universidade Autônoma do México - FICUNAM. As mostras, que têm caráter competitivo, acontecem de 24 de fevereiro a 3 de março de 2016, na Cidade do México. Filmes de realizadores brasileiros podem se candidatar a uma vaga nas seções Internacional e Escolas de Cinema. As inscrições para esta que é a sexta edição do festival vão até o dia 30 de outubro. Vejam aqui.


- Berlinale - Festival Internacional de Cinema de Berlim recebe inscrições de longas-metragens até o dia 30 de outubro e de curtas até o dia 17 de novembro. O evento, um dos mais tradicionais festivais de cinema do mundo, realiza a sua 66ª edição entre os dias 11 e 21 de fevereiro de 2016. Inscrições aqui.

- Até o dia 9 de outubro, inscrições abertas para a convocatória da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. Podem ser inscritas obras audiovisuais finalizadas a partir de 2011, cujo conteúdo contemple temas relacionados a Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia e Direitos Humanos; saúde mental; cultura e educação em Direitos Humanos. Não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação/finalização e as exibições serão em suporte digital. A ficha de inscrição deve ser preenchida online no site.

- Foram prorrogadas, até 15 de outubro, as inscrições de filmes para a Competição Latino-Americana da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que vai acontecer em março de 2016, em São Paulo. Serão aceitas obras latino-americanas e caribenhas, finalizadas a partir de 2014, sem restrições quanto a gênero ou duração, de temáticas ambientais como: energia, água, mudanças climáticas, consumo, povos e lugares, cidades, ativismo ambiental, resíduos sólidos, contaminação ou poluição, políticas socioambientais, mobilidade, alimentação, economia verde, globalização, vida selvagem, sustentabilidade, entre outras. O regulamento, formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis no site www.ecofalante.org.br/mostra.



- Estão abertas as inscrições para o 3º Festival Brasileiro de Nanometragem, de filmes de até 45 segundos, aberto a realizadores de todo o Brasil. Serão distribuídos R$ 6.000,00 em prêmios. Podem participar filmes de qualquer categoria – documentário, ficção, animação, experimental – desde que a duração máxima seja de 45 segundos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 8 de janeiro de 2016. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site.

 - 6º Festival de Cine de Mujeres – FEMCINE, em Santiago de Chile, de 29 de março a 3 de abril de 2016. As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro. Inscrições aqui.



- A Associação ARCALT, na França, convoca realizadores e produtores latino-americanos a inscrever seus filmes de ficção, documentários, ensaios e experimentais no 28º Cinélatino–Rencontres de Toulouse, que acontece entre 11 e 20 de março de 2016. As inscrições permanecem abertas até 7 de dezembro e o formulário está disponível aqui.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário