Estreia dia 26 de março, às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, o documentário Jéssica Cristopherry. O filme celebra a parceria entre Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge e o lançamento da Buh!Fu Filmes, que reunirá seus trabalhos audiovisuais. Compartilhando roteiro e direção, o trio celebra, através de Jéssica, o universo dos artistas-transformistas da cena noturna soteropolitana.
Foto: Agnes Cajaíba |
O filme documenta a criação de Jéssica Cristopherry, alimentada pelos desejos transformistas da atriz e mulher Paula Lice. Com o auxílio luxuoso de cinco das mais respeitadas transformistas da cena soteropolitana atual, Rainha Loulou, Mitta Lux, Valérie O’hara, Carolina Vargas e Gina d’Mascar, o passo-a-passo da montagem da personagem vai se desnudando e se revelando como uma homenagem ao trabalho dos atores que investem e acreditam no transformismo como arte. Enquanto assiste ao nascimento de Jéssica, o público acompanha ainda o papo da atriz com o diretor teatral pernambucano Rodrigo Dourado, pesquisador apaixonado da cena transformista.
Foto: Agnes Cajaíba |
Filmado no tradicional Beco dos Artistas, nos bares All Club e Melancia Blue, o documentário investiga o universo trans, em que as identidades biológicas e de gênero são desconstruídas. Tomada como importante imagem dos fluxos identitários contemporâneos, a performance transformista celebra o trânsito, o entrelugar e a fronteira, questionando os papeis sexuais/sociais preestabelecidos. Nessa cena em que, tradicionalmente, as representações do feminino são performadas por homens, Jéssica quer saber como uma atriz/mulher pode se tornar uma outra mulher, para além de sua identidade biológica.
O ruído intencional repensa os limites que embaçam as relações entre o desejo e as identificações. Jéssica Cristopherry é um filme de amor pela cena transformista e seus artistas. Ganhando pouco e investindo muito, esses artistas alimentam largas horas de show, dublando e interagindo com públicos diversos. Potencializam a ambiguidade entre ser e não ser mulher, cantar e não cantar, viver e não viver em um mundo glamourizado. Com leveza, bom humor e muito afeto, Jéssica é sobre eles.
Foto: Agnes Cajaíba |
Além do lançamento no cinema, Jéssica Cristopherry cumprirá uma micro temporada nos bares em que foi gravado o documentário, All Club e Melancia Blue, no Beco dos Artistas, sob a batuta de Gina d’Mascar e Rainha Loulou. O filme conta com a produção da Movioca - Content House e recursos do Governo do Estado da Bahia, através do Edital Demanda Espontânea/2011.
FICHA TÉCNICA:
Roteiro e Direção: Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge/ Produção Executiva: Movioca Content House e Buh!Fu Filmes/ Elenco: Aldo Zeck, Bruno Santiago, Jean Carlos Macêdo, Luiz Santana, Paula Lice, Rodrigo Dourado e Valécio Santos.
SERVIÇO:
O quê? Lançamento do documentário Jéssica Cristopherry.
Quando? Dia 26/03/2013, 20h30.
Onde? Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Quanto? Entrada Gratuita.
Duração do filme? 52 min.
EXIBIÇÕES NO BECO DOS ARTISTAS:
27/03, no ALL CLUB, 22h, com Gina de Mascar.
03/04, no ALL CLUB, 22h, com Gina de Mascar.
07/04, no Melancia Blue, 22h, com Rainha Loulou.
19/04, no Melancia Blue, 22h, com Rainha Loulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário