quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Curtas do audiovisual: festivais, negócios, produções, testes de elenco, tudo junto e misturado!


*A Elo Company está buscando novos conteúdos audiovisuais prontos e com disponibilidade para licenciamento. O principal interesse da produtora são os longas metragens de ficção, séries infanto-juvenis e as séries para o público feminino. É necessário que as obras tenham CPB independente. Mais informações: aquisicao@elocompany.com 

*De 01 a 14 de outubro, o Rio de Janeiro sedia o Festival do Rio, que este ano homenageia os 100 anos de Orson Welles. Integrando o festival, o RioMarket promete bombar. A área de negócios do Festival do Rio está com inscrições abertas e acontece de 30 de setembro até 08 de outubro. Nesta edição, a programação está dividida em três mercados segmentados: RioMarket TV, RioMarket Film e RioMarket Advertising. Mais informações aqui.



*O cineasta Orlando Senna passou o comando da Television América Latina - TAL, onde permaneceu durante sete anos, para a produtora Malu Viana, que assumiu a Presidência da associação no último dia 21. Senna passa a integrar o Conselho Consultivo da entidade como presidente honorário. Em nota, o cineasta considera encerrada a etapa de crescimento com a qual havia se comprometido e "consciente de que a instituição entra em um novo ciclo, voltado para a otimização de seus processos cooperativos e de seu paradigma de integração latino-americana".

Malu Viana e Orlando Senna Foto: Flora Pimentel

*Paloma Rocha lança o curta-metragem Gramatyka, no Museu Nacional da República, em Brasília, dia 30/09, com sessões as 20h, 20h20 e 20h40.A entrada é franca e logo após a exibição haverá um bate-papo com a diretora. O filme narra a trajetória mítica de uma mulher presa às sombras de uma caverna que, à luz do sol, se liberta na dimensão onírica e se reencontra na ancestralidade feminina. No elenco Helena Ignez, Maura Baiocch e Alda Maria Abreu.  

Maura Baiocchi e Helena Ignez no filme Gramatyka

*O VI Bahia Afro Film Festival (BAFF) está com inscrições abertas para filmes com temática afrodescendente. Podem se inscrever diretores de qualquer parte do Brasil e do mundo. Serão aceitos documentários, obras de ficção, animações e filmes experimentais de qualquer duração, produzidos em qualquer época, desde que nunca tenham sido exibidos em mostras ou festivais realizados em Cachoeira, na Bahia, sede do VI BAFF. O festival acontece de 23 a 28 de novembro, no Cine Theatro Cachoeirano. As inscrições seguem até o dia 30 de setembro. Mais informações no site



*Recife recebe no dia 06 de outubro um dos maiores eventos de produção audiovisual no Brasil, o Merlin Road Show. O evento conta com exposição de equipamentos audiovisuais, palestras, workshops, e dá destaque à nova geração de câmeras 4k. Mais informações aqui.

*Testes de elenco: 

Santos/SP - Oficinas Querô realizam teste para curta-metragem de ficção no próximo sábado (26/09), das 10 às 17 horas, na Unimonte. Perfis: menino, pardo, magro, de 13 a 14 anos, e menina, parda, magra, cabelo liso ou alisado, entre 15 e 17 anos. É importante ir com responsável e levar documento de identidade. 

Bahia - O Núcleo de Criação de Atores (NUCA) convoca atores e não atores para participar dos testes de elenco do filme Café com Canela, com direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio. Perfis: Homens e mulheres entre 20 a 60 anos com ou sem experiência em atuação. Interessados devem enviar fotos e portfólio (currículo/vídeo) com assunto "Teste de Elenco - Café com Canela" para o email: nucleodecriacaodeatores@gmail.com. 
- CACHOEIRA: dias 24 e 26 de setembro no Cine Theatro Cachoeirano; no dia 25 de setembro no auditório da Fundação Hansen na rua 13 de maio
- CRUZ DAS ALMAS: dias 28 e 29 de setembro na Casa da Cultura.
- SANTO AMARO: dias 1 e 2 de outubro (local a confirmar)
- SALVADOR: 3, 5 e 6 de outubro (local a confirmar)
* Levar dois textos curtos (dramático e cômico) para os testes
** Os que não enviarem o material por email, levar portfólio



São Paulo/SP - O cineasta Marcelo Caetano está recebendo fotos, vídeos, portfólio/currículos de pessoas interessadas em participar do elenco de seu primeiro longa-metragem chamado Corpo Elétrico. Perfil: Apenas atores (e não atores) de 18 a 25 anos de idade. Os interessados devem enviar e-mail para castingcorpoeletrico@gmail.com. Os encontros com os interessados vão acontecer em São Paulo nos meses de outubro e novembro. 


Baianinhas: 
Ainda sobre o BAFF: uma das novidades  é que os filmes selecionados serão exibidos na mostra competitiva ou em uma das mostras paralelas, que acontecem em diferentes pontos da cidade de Cachoeira. Os moradores da Ladeira da Cadeia terão o Cinema na Quebrada, enquanto o Terreiro da Ventura sediará a mostra Cinema no Terreiro e o território do Iguape receberá as obras integrantes do Cinema no Quilombo. 

Em tempo: Orlando Senna lidera o único Núcleo Criativo baiano aprovado na última chamada do PRODAV 03. Integram o núcleo os diretores Sérgio Machado e Bernard Attal, além das produtoras produtoras Ondina Filmes (de Diana Gurgel) e Janela do Mundo (de Claudia Lima).

A cineasta Sophia Midian inicia em outubro a gravação do documentário “Do Corpo à Caxirola”, onde artistas e estudiosos são convidados a refletir sobre as intersecções entre música tradicional e contemporânea. Em paralelo está em fase de montagem de Ambíguo, curta-metragem que tem previsão de lançamento para 05 de novembro. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário