sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Edição nº 8 - Curtas do Audiovisual Baiano


# A  blogueira cubana Yoani Sánchez, considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time, chega à Bahia dia 18. Ela visita Feira de Santana, onde participará de debates e estará presente à exibição do documentário 'Conexão Cuba-Honduras', do cineasta jequieense Dado Galvão. A blogueira é uma das principais opositoras do regime cubano. A sessão será realizada no Museu Parque do Saber, a partir das 19 horas, e também contará com a presença do senador Eduardo Suplicy. 



# Estão abertas até o dia 3 de março as inscrições para o festival IN-EDIT Brasil, dedicado a documentários de temática relacionada à música, que acontece de 2 a 12 de março em São Paulo. O evento tem três categorias: Competição Nacional (filmes inéditos no circuito comercial que irão disputar o prêmio In-Edit Brasil de Melhor Documentário Musical, votado pelo público), Panorama brasileiro (títulos inéditos mais destacados da atualidade) e Curta um Som (curta metragens mais criativos dos últimos anos). O regulamento e a ficha de inscrição, assim como demais informações, podem ser encontrados no site www.in-edit-brasil.com.

# A Plano 3 Filmes acaba de lançar o trailer do seu primeiro longa-metragem de ficção, Noches Desveladas, dirigido por Haroldo Borges e Paula Gomes. O filme, rodado em Buenos Aires, é uma co-produção Brasil - Argentina - Alemanha e tem previsão de estréia no segundo semeste de 2013. O trailer pode ser visualizado na página https://www.facebook.com/plano3filmes. Mais informações sobre o filme em www.nochesdesveladas.blogspot.com.

Noches Desveladas Foto: Violeta Coronado


# Por falar em Haroldo Borges, o cineasta foi o único baiano selecionado para o 1º Programa Globosat de Desenvolvimento de Roteiristas. Borges participou, em janeiro, do Seminário "Story" com Robert Mckee. O encontro reuniu profissionais de todo o país com o autor de "Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios do Roteiro". Porém, o programa segue em duas fases. A  primeira vai reunir os roteiristas dos projetos selecionados sob a supervisão de mentores internacionais como Marta Kauffman, Barry Schkolnick e Dan Halsted, importantes nomes de Hollywood,  numa semana intensa com laboratórios e aulas para que estes roteiros ganhem força e estejam prontos para a segunda fase da Oficina, que é a apresentação aos executivos dos canais Globosat. Uma grande chance de que as ideias originais venham a ser produzidas. Sorte para Haroldo e a Plano 3! 


# Cuíca de Santo Amaro é destaque na revista Carta Capital que está nas bancas. O filme de Joel de Almeida e Josias Pires continua circulando em festivais nacionais e internacionais, tendo sido exibido recentemente em Tiradentes. 




# Daniel Lisboa está trabalhando o roteiro de Tropykaos com a baiana Gabriela Amaral Almeida, diretora de A Mão que Afaga. Após análise do roteiro pela cineasta, um novo tratamento está saindo. Tropykaos será o primeiro longa do diretor baiano, que já tem uma trajetória aclamada com curtas como Cellphone, O sarcófago e O Fim do Homem Cordial.

# Petrus Pires chega da Índia neste fim de semana. O blog www.petrusinindia.blogspot.com.br registra a experiência do cineasta no país mais populoso do mundo. Sobre o documentário que ele foi gravar (fez a fotografia com Daniel Talento), o moço ainda guarda segredo. Mas pelo blog dá pra saber que andou visitando o Maha Kumbha Mela, em Allahabad, o principal festival do hinduísmo, onde milhões de devotos se reúnem para se banhar no Sangam, local de encontro dos rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati. Este é o maior festival religioso do mundo.



# Os atrasos no repasse dos recursos por parte da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, para contemplados por editais do Fundo de Cultura, tem gerado uma série de transtornos a realizadores e produtores baianos. Um dos prejudicados é o Festival de Cinema Baiano (FECIBA), realizado pela NuProArte e Vôo Audiovisual. O III FECIBA, mesmo já tendo aberto inscrições, convidado profissionais para as oficinas e estando com tudo pronto para março, foi adiado. Nova data apenas quando os recursos forem liberados.

# Quem também espera a liberação de recursos pela Secult é Alexandre Guena (Xanxa). Enquanto seu lobo não vem, o premiado diretor  seleciona elenco para um novo filme coletivo, a ser criado junto com os atores e atrizes. Xanxa tem investido muito nesse tipo de proposta, vide seus últimos trabalhos o "Esc4escape" e o 1964, que pode ser assistido aqui. Os interessados devem enviar os contatos de facebook, e-mail e telefones para guena.alexandre@gmail.com

Quem tem fé, ore!





Nenhum comentário:

Postar um comentário