segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Secretário Municipal de Cultura reúne-se com classe artística

O novo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 17 de dezembro, com mais de 80 produtores culturais e artista baianos. O encontro aconteceu no Hotel Mercure, no Rio Vermelho, e teve como pauta uma avaliação do cenário cultural de Salvador e início de diálogo da secretaria com a classe. 

Bellintani pediu desculpas pela recente declaração no jornal Tribuna da Bahia, em que afirmou: "O grande artista é quem vende a cidade lá fora. E ele vai ser tratado pela secretaria como merece. Os grandes artistas vão ter total espaço para fomentar os seus negócios, para desenvolver os novos produtos de entretenimento e ajudar a cidade a sair de uma fase difícil". A declaração repercutiu muito mal no cenário cultural baiano, principalmente por ser dita dias após uma reunião do prefeito eleito, ACM Neto, com empresários e artistas do Carnaval, onde apresentou a proposta de serem realizados dois carnavais em 2014. Para além dessa questão, complementou que com os artistas independentes se reuniria na segunda-feira, 17. O secretário, ao desculpar-se, disse que está "para errar e também acertar", mas que espera, no final das contas, "que os acertos sejam maiores que os erros". 

Bellintani anunciou que vai tomar providências para o fortalecimento da Fundação Gregório de Mattos e que um novo nome para a gestão da entidade deve ser escolhido em breve. Dentre as promessas, a criação do Conselho de Cultura, de um Plano de Cultura e uma Lei Municipal de Incentivo. 

Pretende também descentralizar o eixo temático: no que considera tempo, investimentos para todo o ano e não apenas no verão; e no espaço, levar cultura para toda a cidade, expandindo ações para os bairros e não apenas locais centrais.

Mas de onde virá o dinheiro para a Secretaria, é que ainda é mistério. "Não temos verba, estamos estudando como ter mais verbas para a pasta..."


Foto: Monyca Motta

Foto: Monyca Motta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário