terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Edição nº 6 - Curtas do Audiovisual Baiano


# Claudio Marques e Marília Hughes comemoram o saldo positivo do Panorama Coisa de Cinema e a intensa circulação de seus filmes em festivais. Sala de  Milagres acabou de participar do Entretodos - 5º Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos (SP); Desterro faz parte dos selecionados do III Cachoeira Doc, que acontece até dia 9 de dezembro em Cachoeira-Ba ( desde agosto já circulou por outros 11 festivais); Carreto está no festival internacional "Humanity Explored"; Nego Fugido está na retrospectiva da Semana dos Realizadores, em São Paulo, e terá exibição na Cinemateca no dia 15 de dezembro.

Claudio Marques e Marília Hughes. Foto: Agnes Cajaíba
E EM PRIMEIRA MÃO DUAS NOTÍCIAS: 

1-  Novidade chegando! Claudio e Marília estão no segundo corte do primeiro longa, Depois da Chuva, projeto de inspiração autobiográfica que teve início em 2008. Dia 11 de dezembro, os diretores recebem a visita do cineasta Michael Wahrmann, que ganhou recentemente o prêmio Cinema XXI para longa, no Festival de Roma, com o filme “Avanti Popolo”. Wahrmann vem à Bahia especialmente para discutir a montagem de Depois da Chuva.


2- Coleção Invisível, do diretor Bernard Attal, foi selecionado para o 34º Festival de Havana, um dos mais importantes festivais de cinema da América Latina. O filme será exibido no "Panorama Latino-Americano". O festival, que começou nesta terça (04), vai até o dia 14 de dezembro. 

# Coleção Invisível também vai abrir a retrospectiva Stefan Zweig, que acontece na Cinemateca Brasileira, entre os dias 5 e  9 de dezembro, com filmes de Rosselini, M.Ophuls e Silvio Black. Sucesso ao filme!!

# Aproveitando a deixa dos festivais, Cuíca de Santo Amaro, dos diretores Josias Pires e Joel de Almeida, e Água de Meninos: A Feira do Cinema Novo, de Fabíola Aquino, estão na Mostra Competitiva do RECINE - Festival Internacional de Cinema de Arquivo. O evento acontece de 10 a 14 de dezembro, no Arquivo Nacional, Rio de Janeiro.

# Incrementada principalmente pela instalação do curso de cinema da UESB, a produção independente em Vitória da Conquista está bombando. Ramon Campelo, um dos estudantes que vem se destacando na produção de obras audiovisuais, inicia este mês a gravação de um novo curta, "Com você, por nós", junto com Patricia Chaves. O filme traz a temática das crises amorosas nos relacionamentos à distância. Sucesso, Ramon!

# O curta "É proibido menino calçado entrar na escola", de Edson Bastos e Henrique Filho, está em fase de finalização. Adaptado da obra de Euclides Neto, do livro "64: um prefeito, a revolução e os jumentos", baseia-se numa história real que viveu Euclides, quando prefeito de Ipiaú. O curta foi todo filmado com os meninos da Casa do Menor e as meninas da Casa da Menor, instituições voltadas para dar abrigo a jovens órfãos da cidade. O projeto contou também com oficinas de Literatura Euclidiana, Roteiro e Contação de História, Produção, História do Cinema e Fotografia.

"É proibido menino calçado entrar na escola", de Edson Bastos


# O documentário Cine Éden, também sob direção de Edson Bastos, está em fase de finalização. O grande problema com o qual o diretor tem se deparado é a dificuldade enorme de encontrar imagens de arquivo sobre o antigo Cine Teatro, que fez história no sul da Bahia. "Não encontrei pois a cidade não está preparada para a preservação da memória e tem dado pouco valor à cultura local", afirmou o diretor.

# Se você está planejando o primeiro semestre de 2013, se agende para o Festival de Cinema da Bahia - Feciba, que já tem data programada: 24 a 30 de março, no Teatro Municipal de Ilhéus. Uma super programação de cinema baiano em plena Semana Santa. A equipe da Panorãmica Produções e do NúProArt já iniciou a produção do evento. As inscrições para a Mostra Competitiva serão abertas este mês, é só ficar de olho aqui no Curtas, que com certeza vamos divulgar.

# Após a cansativa maratona de trabalho em campanha política na Bahia, o diretor de fotografia e steady cam, Maoma Faria, não tem parado. Fotografou Tumbatá, videoclipe do cantor Magary Lord, e "Tá a fim de Namorar", da banda oito7nove4, lançado há duas semanas. Ambas são músicas de trabalho dos artistas para o verão baiano. E por falar em verão, Maoma fará a direção de fotografia do novo filme do Sandoval Dourado, da Sertão Filmes: Antônio e Maria.O filme será gravado em Irecê, no início de 2013.

# Rodrigo Luna, que venceu recentemente o Panorama Internacional Coisa de Cinema de Melhor Curta Baiano, com Arremate, finaliza novo trabalho, dessa vez um documentário media metragem, "Jéssica Cristopherry". O doc aborda a cena transformista em Salvador, no mergulho íntimo de Paula Lice, que através de uma uma investigação pessoal termina criando um personagem transformista, a Jéssica Cristopherry. Luna divide a direção com a própria Paula e com Ronei Jorge. Com previsão de lançamento para abril, o filme da Buh!Fu Filmes, com produção da Movioca e da Domínio Público, e produção executiva de Amadeu Alban, Luna, Paula Lice e Ronei Jorge, promete!


Antes de terminar, é bom lembrar que a oficina Orlando Senna de Dramaturgia Audiovisual encerra as inscrições no dia 12 de dezembro. Também já estão abertas as inscrições para os editais do Fundo de Cultura 2013. "Alea jacta est."

Nenhum comentário:

Postar um comentário