segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Edição nº 5 / Curtas do Audiovisual Baiano / 01-10-2012


- Foi um sucesso a sessão de encerramento da Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Através do projeto "Quartas Baianas", da ABCV/ABD-BA, foram exibidos os filmes A Mão que Afaga, de Gabriela Amaral Almeida, e Menino do Cinco, de Wallace Nogueira e Marcelo Mattos de Oliveira. Críticas e proposições para a Sala Walter da Silveira foram escutadas pelo Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, que se fez presente ao evento e só saiu quando foi encerrado o bate-papo com os realizadores.

- Por falar em Jornada, quem esperava acender vela e colocar flores, mais uma vez, sapateou. Em uma ação de mobilização pela permanência e continuidade do evento, durante dois dias foram discutidas propostas para sua revitalização e renascimento. A novidade é que o cineasta Guido Araújo passa a ser Presidente de Honra da Jornada Internacional de Cinema da Bahia e os novos rumos serão conduzidos por uma comissão gestora composta por: Carollini Assis, Márcia Nunes, Sofia Federico, Solange Lima, Nelma Belchote, Nélia Pracuch, Izabel de Fátima Cruz Melo, Bete Barbosa, Gorette Randam e Gleciara Ramos.

- O filme Cuíca de Santo Amaro será exibido em Luanda, Angola, no Projeto do Goethe-Institut Angola no próximo dia 09 de outubro, às 19h. Ainda em outubro, o filme será exibido também no V Festival do Cine Latinoamericano e Caribenho, na Ilha de Margarita, Venezuela, nos dias 26, 28 e 31 de outubro. A estréia em Salvador será no dia 09 de novembro, na abertura do Cine Futuro, VIII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual.

- O Cine Futuro esse ano será gratuito e acontece no Espaço Itaú de Cinema/Glauber Rocha. Um dos nomes mais cotados para o evento é o de Tom Tykwer, diretor de Corra Lola Corra, fenômeno em 1998.

- Os artistas Washington Arléo e Leonel Mattos assinam as obras de arte que serão entregues aos vencedores do Prêmio ABCV/ABD-Ba de Melhor Filme Baiano no Festival Nacional 5 Minutos e no Panorama Internacional Coisa de Cinema. Uma honra para o Prêmio ABCV presentear os realizadores com obras desses grandes nomes das artes plásticas na Bahia.

- Laura Pires voa ainda essa semana para Berlim, onde exibirá "Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia", do diretor Roberto Pires, no Festival Internacional de Cinema sobre Energia Nuclear- Urânio em Movi(e)mento. O Festival homenageará as vítimas do Césio, e lembrará os 25 anos do maior acidente radioativo, ocorrido na América Latina, em Goiânia, no ano de 1987. Pela primeira vez serão exibidos na Alemanha quatro produções brasileiras sobre o acidente de Goiânia, com legenda em alemão. Também integram o Festival os filmes "Amarelinha" e "O pesadelo é Azul", de Ângelo Lima, e "Césio 137- O brilho da morte", de Luiz Eduardo Jorge.

- 07 de outubro é dia de eleição, de votar, mas também de assistir filmes. Fabíola Aquino exibirá "Hip Hop com dendê" e "Água de Meninos- A Feira do Cinema Novo" na Feira de Arte e Cultura do Santo Antônio, no Centro Histórico, à noite.

- Depois do curta "Outlet" (2011), Isaac Donato acabou de dirigir o curta-metragem "Salva-Vidas". Realizado no Projeto Facmil,do Museu de Arte Moderna da Bahia, o filme é um dos selecionados para o VIII Festival Brasileiro de Filmes de Aventura,Turismo e Sustentabilidade. A ficção foi rodada,em alto-mar, na Baía de Todos os Santos. Mais: www.fatu.com.br

- Ainda este ano, o diretor Isaac Donato lança um curta experimental. "Jardim Suspenso" será rodado com uma HVX -200. A obra trata da ecologia social. O ator Cid Aragão protagoniza o filme.

- O romance Os Lençóis e os Sonhos, do cineasta e escritor Orlando Senna, foi traduzido para o espanhol. A edição será lançada no próximo dia 5, em Havana, Cuba. Com foco na cidade de Lençóis e na Chapada Diamantina, Sábanas y sueños (este é o título em espanhol) é uma publicação da Casa de las Américas e será distribuido nos países hispânicos. Sucesso, Orlando!

                                                                                                                Conceição e Orlando Senna  

- A atriz, escritora e diretora Conceição Senna está dirigindo um novo documentário. O filme aborda o movimento hippie no Brasil, principalmente no point da década de 70, no Rio de Janeiro: o píer de Ipanema. A diretora está entrevistando os hippies com quem conviveu, os filhos dos hippies, amigos da época, trazendo de volta a sua memória afetiva e construindo, através do tecido das relações pessoais, um doce retrato da história política e da contracultura no país.

- O cineasta Carlos Pronzato lança no próximo dia 3 de outubro (quarta-feira), às 17h, na Fundação Casa de Jorge Amado (Largo do Pelourinho, 51), o documentário Testemunho de um leitor de Jorge Amado (26 min.) A obra, que tem produção da Casa de Cinema da Bahia, conta a história de um leitor colombiano que chega à Bahia para as comemorações do centenário do escritor baiano. Durante o evento haverá ainda o relançamento do livro de contos “Jorge Amado no elevador e outros contos da Bahia”, também de Pronzato. Entrada Franca.

- Na mesma noite, a ABCV exibe Capitães da Areia, filme de Cecília Amado, no Quartas Baianas, às 19 horas, Sala Walter da Silveira. A entrada é gratuita. Cecília e parte do elenco estarão presentes para um bate-papo com o público. A sessão celebra o Dia das Crianças e homenageia Jorge Amado e os 75 anos do livro capitães da Areia.

- Da Bahia, um adeus para o cineasta argentino Octavio Getino, um dos grandes do cinema político latinoamericano. "La vida del hombre transcurre entre lo deseable y lo posible.” (O.G.)

Notícias para essa coluna: carolliniassis@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário