segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Peixe-Homem, filme de Roberto Duarte, será exibido hoje na Casa da Música

A Casa da Música, no Abaeté, exibe hoje o documentário Peixe Homem, do diretor Roberto Duarte, às 20 horas. A apresentação é gratuita e aberta ao público. Logo após haverá uma conversa com os realizadores e pescadores.

O filme retrata os saberes da pesca ao longo de 55 minutos, sob a reflexão, os olhares, técnicas e aprendizados de Pai Velho, Néu, Davi e Lamparina, os protagonistas.  Bino e Cacetinho dão o apoio logístico. Dois barcos saem ao mar e vão ao pesqueiro Pai Bastião, quatro milhas náuticas ao largo do farol de Itapuã. Navegar, localizar o pesqueiro, fundear, lançar anzóis, engodo, iscas, observar o tempo, a lua, a corrente e a maré. Pensamento estratégico, táticas, reflexões sobre a condição de pescador, expectativas de futuro, sensibilidades, alegrias de viver.

Peixe Homem traz o universo da pesca artesanal ou pesca de espera, da forma que ela é praticada por pescadores da Colônia de Pesca Z-6, de Itapuã, em Salvador (BA). O filme é uma parceria entre um diretor, um produtor, os técnicos e os pescadores. Sem apoios oficiais, só com trabalho voluntário. Um roteiro que se escreveu durante a ação de pescar.

Serviço:
Casa da Música, Abaeté, 30/11, 18 às 20 horas
Gratuito



Ficha técnica:
Projeto, direção e montagem: Roberto Duarte
Produção: Chico Argueiro – Argueiro Veloso Comunicações e Associados Ltda.
Direção de Fotografia – Márcio Soares
Sonorização – Napoleão Cunha
Produção de Campo – Cabrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário