Após praticamente um mês sem passar por aqui, retomo as atividades do blog. Justificativa: uma maratona fantástica de festivais e mostras de cinema na Bahia, que iniciou-se com o Festival Nacional 5 Minutos, em Salvador, e terá seu fim após o Cachoeira Doc, que começa dia 04 de dezembro, na cidade histórica de Cachoeira.
Voltarei também com a coluna de Curtas, mas enquanto isso... se liguem na agenda do audiovisual para esta semana:
- Terça, dia 27, a partir das 09h, no Cineteatro do IRDEB, tem o lançamento do site da 29ª Jornada Nacional de Cineclubes, com debate sobre "O desafio atual do cinema na educação do Brasil". Participação: Marcelo Matos de Oliveira - cineasta, Osvaldo Barreto - Secretário de Educação da Bahia, Clementino Junior - vice-presidente da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), Rodrigo Bouillet - representante institucional da Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE/RJ), Gleciara Ramos - União de Cineclubes da Bahia. Informações
aqui.
- O que há em comum entre uma jovem atriz e um rancoroso travesti decadente? Esses dois seres se encontram, se confrontam e se descobrem em "O filho da atriz", curta de Juca Badaró. Um mergulho na alma de artistas que o mundo não conheceu. Lançamento na quarta, dia 28, integrando a programação do projeto Quartas Baianas. Também será exibido o curta "Uma Estrela no Jardim", de Caó Cruz Alves, que nos apresenta Lucy Carvalho, estrela de “Barravento”, de Glauber Rocha. Longe dos holofotes há décadas, Lucy é um enigma na história do cinema brasileiro. Loura, bonita e inteligente, a atriz virou símbolo sexual. Da Bahia foi para o Rio, onde trabalhou com Ruy Guerra, em “Os Cafajestes”, dividindo cenas com Norma Benguel, Jece Valadão e Daniel Filho. Lucy fez outros filmes de destaque e sumiu da mídia. Às 19 horas, na Sala Walter da Silveira, gratuitamente.
- De terça à sexta-feira ( 27 a 30 de novembro), acontece o I Cine Virada Cultural, o primeiro festival de cinema interno do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB. Em paralelo às mostras, acontecerão mesas de debates sobre distribuição e GT`s para construção da Rede Nordeste de Cinema Universitário, visando a distribuição e a organização unificada da produção de filmes e vídeos realizados nas faculdades públicas – federais e estaduais – nordestinas. No dia 27, teremos a abertura do evento com a mesa sobre distribuição, fazendo uma discussão a nível nacional contando com a presença de: Luiz Cassol (Conselho Nacional de Cineclubes); Roberval Duarte (Programadora Brasil); Clementino Junior (ABD - Nacional); Guido Lemos (Lavid - UFPB); Álvaro Malaguti (MinC/RNP); Carollini Assis ( ABCV ABD/ BA) e Gleciara De Aguiar Ramos (União de Cineclubes da Bahia). Programação:
- Dia 27 também tem início o Festival IN Bahia, que acontece até 02 de dezembro, na Caixa Cultural Salvador. Na programação: exibição de filmes baianos produzidos nos últimos anos e debates sobre a produção local e estratégias bem sucedidas de distribuição.
- O curtametragem Janelas do Curuzu, da jornalista Isana Pontes, estreia gratuitamente no dia 28, às 19h30, no cineteatro do IRDEB. O cenário do filme é a Rua do Curuzu, no bairro da Liberdade, em Salvador. Por meio de janelas, o documentário revela a formação dos seus moradores: valores, autoestima, sonhos e algumas frustrações.
- A Mostra de Cinema Francês "Tati por inteiro" chega a Salvador, com uma retrospectiva completa da obra do ator e roteirista Jacques Tati, que ocupa um lugar de destaque na cinematografia mundial. Programação completa
aqui. Dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na UNEB, haverá sessões de exibição e palestras com o crítico Adalberto Meireles, cineasta Fábio Rocha, Sandro Santana, Edbras Brasil. A realização é do SESC e Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro.
Até!