Geraldo Moraes, diretor de "O homem mau dorme bem"
# Água de Meninos-A Feira do Cinema Novo, da diretora Fabíola Aquino, foi selecionado para o 6º Encontro de Cinema Negro - Brasil, África e Caribe, que acontece de 22 a 29 de novembro, organizado por Zózimo Bulbul, presidente do Centro Afro Carioca de Cinema. Sucesso ao filme!
# Os trofeus do Festival Nacional 5 Minutos desse ano, que acontece de 15 a 20 de outubro, foram criados pelo artista plástico Bel Borba. Em clima de surpresa, Bel informa apenas que "já estão todos prontos" e revela que a inpiração veio da própria marca do Festival, "elaborei pensando na desconstrução da marca", afirmou.
# Por falar no Festival, um dos nomes mais cogitados para estar no 5 Minutos é o do videoartista estadunidense Matty Brown. Se confirmado, ele participa da noite de abertura com uma Mostra sobre seu trabalho, e também de um encontro sobre videoarte juntamente com o alemão Olef Stuber.
# Em outubro, Trampolim do forte e Cuíca de Santo Amaro serão exibidos em Luanda, através do projeto Cinema no Telhado, que acontece na Universidade Lusíada. Sempre às terças-feiras, o telhado da instituição transforma-se em cinema ao ar livre. A iniciativa é do Goethe-Institut Angola e já se tornou um ponto de referência para cinéfilos, cineastas, diretores e atores da capital angolana.
# Aquiles Mônaco, diretor da Orient Cinemas, está expandindo as salas de exibição da rede para o Ceará e Amapá. Ao todo serão 14 salas, todas digitais; oito delas em Macapá, seis em Juazeiro do Norte, no Cariri Shopping. No mínimo 3 salas, em cada complexo, serão 3D.
# Pico Garcez está em pré-produção para gravar mais um videoclipe em New York, dessa vez com o rapper sul-africano Jordan Hall. Pico já dirigiu, só esse ano, videoclipes da Margareth Menezes, Kay Lyra, Tomate, Parangolé, e mais recentemente Belô Velloso. Em alguns deles também assina a fotografia. Com Margareth ele já havia trabalhado antes, no videoclipe de Dandalunda, um dos grandes sucessos na voz da cantora baiana.
# Não pára por aí. Com moradia fixa em Salvador, São Paulo e New York, o famoso diretor publicitário se divide entre as três capitais. Férias não estão (ainda) no seu dicionário. Pico Garcez promete trazer para a Bahia, no início do próximo ano, a exposição Visions, de fotografias em plexiglass. Sucesso nos EUA, aqui em Salvador estará em cartaz na Galeria Paulo Darzé.
# José Walter Lima está iniciando um documentário sobre Rogério Duarte. Já gravou oito horas de depoimentos com o artista gráfico, músico, compositor, poeta, tradutor e professor, um dos "mentores do tropicalismo". Waltinho pretende incluir no filme um encontro que realizará, no Rio de Janeiro, com amigos e pessoas que conviveram e convivem com Rogério. Feliz da vida com os projetos e com a realização do SEMCINE, o cineasta também comemora o lançamento de seu filme mais recente, Antônio Conselheiro - o Taumaturgo dos Sertões, que entra em cartaz, ainda esse mês, em Brasília, Porto Alegre e Palmas.
# "Leo Kret do Brasil-o filme", dirigido pelo cineasta Carlos Pronzato, já está sendo montado. A previsão de estreia é para dezembro. O documentário aborda a vida da dançarina e vereadora Leo Kret, desde a infância até sua eleição para a Câmara de Vereadores de Salvador. Familiares, amigos, ex-professores, personalidades do pagode baiano como Sheila Carvalho e Saiddy Bamba, e jornalistas polêmicos como Zé Eduardo "Bocão", Raimundo Varela e Casemiro Neto são alguns dos entrevistados. O humor apimentado do antropólogo Roberto Albergaria, claro, não poderia estar de fora.
# O Homem mau dorme bem, longa do diretor Geraldo Moraes, será o filme que vai abrir oficialmente a Jornada Internacional de Cinema da Bahia, que acontece de 25 a 29 de setembro. Lembrando que nos dias 28 e 29, um encontro reunirá realizadores e os mais diversos profissionais do audiovisual, na sala Alexandre Robatto, para discutir o futuro da Jornada.
Notícias para essa coluna: carolliniassis@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário